Livro teórico analisa o hábito de colecionar quadrinhos
Os
Iconográfilos - Teorias, Colecionismo e Quadrinhos, da LCTE Editora,
apresenta as HQs de um ângulo inusitado: o ato de colecionar revistas
em quadrinhos.
A palavra "iconográfilos" é uma brincadeira em forma de analogia bolada pelo autor, e refere-se a uma espécie de "amigos da imagem", no caso, os colecionadores de quadrinhos.
Dividida em seis capítulos, a obra fala inicialmente sobre o colecionismo de maneira geral, para então focar as HQs.
O autor é o jornalista e professor universitário Agnelo Fedel, que entrevistou vários colecionadores para a execução da obra, levantando aspectos comuns e relacionando com teorias da comunicação e da psicanálise. Mas, embora seja um livro teórico, a idéia foi utilizar uma linguagem simplificada, para externar o significado desse hábito, dessa paixão por HQs.
Agnelo informou ao Universo HQ que teve necessidade de fazer essa obra, pois também é colecionador de revistas em quadrinhos, e o livro "é uma forma de explicar ou debater sobre essa mania, ou mais que mania, uma neurose, para alguns colecionadores".
O autor é paulistano e reside em Jundiaí com sua família há nove anos. Desde os dez anos de idade se interessa por revistas em quadrinhos, televisão e cinema. Escreveu este livro a partir de sua dissertação de mestrado, realizada com orientação do professor Flavio Calazans. A idéia surgiu ao perceber que existia uma lacuna de obras teóricas sobre o assunto.
Ele também colabora com alguns sites, como Mundo Cultural, Cinema Teatro HQ e Wooz Arte e Cultura, além de redigir, produzir e apresentar um programa semanal sobre cinema no Canal 25 - NET Jundiaí: o Cine Drops, desde 2005.
O livro será lançado no dia 4 de abril, às 18h30min, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (São Paulo/SP).
Interessados podem entrar em contato com o autor por e-mail.