L&PM reedita livro de Bukowsky com ilustrações de Robert Crumb
Enquanto esperam pela publicação da aguardada coletânea Zap Comix, pela Conrad Editora, os fãs de Robert Crumb têm uma chance de matar a saudade de seu traço tão característico.
A L± Editores está reeditando, dentro de sua coleção de pocket books, O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio (R$ 10,50), de Charles Bukowski, e com ilustrações do "pai" quadrinhista.
Publicado nos Estados Unidos quatro anos após a morte de Bukowski, em 1998, sob o título original de Captain is out to lunch and the sailors have taken the ship, o livro é o último canto desesperado do "velho safado". Contém trechos de seu diário de agosto de 1991 até fevereiro de 1993, selecionados por ele próprio dias antes de morrer, em 9 de março de 1994.
No texto são comentados alguns episódios frugais, como o hábito de apostar em corrida de cavalos e encontros com figuras marginais e desiludidas como ele mesmo, mas a espinha dorsal são as cruas reflexões filosóficas sobre a vida, a natureza e a miséria humanas.
O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio mostra uma mente que não se resignou, que - como os personagens de seus contos e romances - não se enquadrou ao american way of life e não encontrou o sonho americano.
A primeira vez que o livro foi publicado no Brasil, também pela L±, foi em 1999.