Mais homenagens aos 75 anos de Tintim
Depois de uma de suas aventuras transformada numa peça de teatro e de ter seu rosto estampado numa moeda comemorativa de 10 Euros, Tintim continua recebendo homenagens pelos seus 75 anos, completados no dia 10 de janeiro.
Na França, a editora Casterman reeditou Tintin et l'Alph-art, o último e inacabado álbum do personagem, lançado após a morte de seu criador, o belga Hergé.
A edição é uma homenagem ao aniversário de Tintim e aos 20 anos da morte de Hergé, que faleceu em 3 de março de 1983.
Este álbum sempre esteve envolto em polêmica. Na época, ele foi realizado com a colaboração de diversos artistas, sob o comando de Hergé. O autor sempre afirmou que, quando morresse, não queria que nenhuma outra história de Tintim fosse editada.
No entanto, em 1986, esta aventura foi publicada num álbum luxuoso, com as 42 páginas que chegaram a ser feitas, uma transcrição do roteiro, esboços e desenhos dos personagens. Essa nova edição da Casterman tem 64 páginas e custa 15 euros (aproximadamente R$ 53,25), e seu principal atrativo são nove páginas inéditas, que esclareceriam o final da trama.
A outra homenagem vem da Bélgica, onde a Editions Moulinsart, que pertence à Fundação Hergé, lançou Drôle de Plumes, um livro que reúne 11 relatos inéditos inspirados no universo criado por Hergé, todos assinados por grandes escritores locais.
A história se passa pelas ruas de Bruxelas, misturando os personagens de Hergé a fatos históricos da cidade. O lançamento ocorreu em 17 de dezembro de 2003 e contou uma presença pra lá de ilustre, a do Rei Alberto II, da Bélgica.
Drôle de Plumes tem 176 páginas e custa 24 euros (cerca de R$ 68,24).