Marvel Enterprises fecha acordos com a Paramount e Merrill Lynch
A
Marvel Enterprises
fechou um acordo de distribuição com a Paramount Pictures.
Segundo o acordo, a Marvel poderá entregar até dez filmes, num período de oito anos, para serem distribuídos pela Paramount.
Os primeiros longas deste lote incluiriam Capitão América e Nick Fury, e o primeiro da leva seria distribuído entre 2007 e 2008.
Estes
filmes estão com orçamento estimado entre 45 e 180 milhões de dólares,
e é aí que entra o segundo acordo da editora.
A divisão de financiamento corporativo da Merrill Lynch assinou um contrato com a editora, no valor de 525 milhões de dólares. Este dinheiro seria usado para financiar a produção dos filmes, e no contrato existem cláusulas complexas que limitam a maneira como será gasto.
Isso significa que a Marvel estará efetivamente produzindo seus filmes, o que lhes dará um controle criativo muito maior (que deixa de estar na mão de um estúdio como a Sony ou a Universal, por exemplo, que fizeram, respectivamente, Homem-Aranha e Hulk), e também proporcionará lucros bem maiores.
Com essa medida, a editora lucrará 100% das vendas dos DVDs de seus filmes, por exemplo.
Os dez filmes mencionados no acordo poderão ser protagonizados por quaisquer dos cinco mil personagens da editora, que ainda não estejam sendo desenvolvidos para o cinema.
Esta atitude também mostra que a Marvel pretende aproveitar ao máximo o potencial lucrativo que o sucesso dos filmes trouxeram, além de competir ainda mais acirradamente com a DC, que faz parte dos estúdios Warner.