Marvel lançará XIII na íntegra e sem cortes
Em
2005, a editora Alias tentou, sem muito sucesso, lançar
a série XIII nos Estados Unidos.
Agora, chegou a vez da Marvel tentar a façanha.
A Marvel Comics distribuirá a série, em conjunto com a Dabel Brothers Productions, empresa parceira da "Casa das Idéias" em diversos projetos.
O primeiro volume, que sairá como uma graphic novel, será distribuído em 31 de janeiro.
Cada volume americano reunirá três dos álbuns originais europeus, e os editores prometem que a série não terá cortes nem censura, problemas que atrapalharam a versão da Alias.
O primeiro volume de XIII, da Marvel, terá 144 páginas, com preço de capa de 14,95 dólares, e uma adaptação do francês para o inglês feita por Ben Avery.
A
série XIII, escrita por Jean Van hamme e ilustrada por William
Vance, foi lançada em 1984 e já está em seu 17º álbum (L'Or de Maximillien).
XIII narra a história de Jason Fly, um homem que perdeu a memória e está envolvido numa trama de espionagem e traição, com muitas similaridades ao enredo de A Identidade Bourne, livro de Robert Ludlum (transformado em filme com Matt Damon no papel principal).
O título é sucesso de público na Europa, onde já vendeu mais de 16 milhões de álbuns, e cada título é lançado em média com uma tiragem de 550 mil exemplares.
Mas se o personagem levou mais de 20 anos para ser publicado nos Estados Unidos, os brasileiros não tiveram sorte muito melhor com o personagem.
Alguns números da série chegaram a ser distribuídos no Brasil pela Meribérica, nos anos 1980, e posteriormente no início desta década.
A promessa de publicação na íntegra, entretanto, só aconteceu em 2006, com a Panini, que colocou o título nas bancas.