Marvel passa por reestruturação
A Marvel está passando por uma reestruturação. O novo publisher da editora é John Nee, assumindo o cargo que foi de Dan Buckley antes deste último ser promovido para presidente da Marvel Entertainment.
Nee era o presidente da Wildstorm em 1998, quando Jim Lee vendeu a companhia para a DC Comics. Na DC, ele assumiu como vice-presidente, supervisionando os selos Wildstorm e CMX, especializado em mangá. Em 2010, se tornou um dos cocriadores da Cryptozoic Entertainment e passou a trabalhar com jogos de tabuleiro, trading cards e outros colecionáveis, na função de presidente da empresa.
Na Marvel, sua função será supervisionar o setor de quadrinhos, tanto impresso quanto digital, garantindo a qualidade dos produtos, gerenciando o orçamento e orientando o departamento de marketing.
Curiosamente, com essa contratação, quatro dos antigos executivos da Wildstorm estão no topo de três das maiores editoras de quadrinhos dos Estados Unidos: Jim Lee, na DC Comics; John Nee, na Marvel e Ted Adams, na IDW.
Segundo Buckley, Nee tem uma grande experiência em vários setores da indústria de entretenimento, e não apenas na área de quadrinhos – mas também, em jogos, publicação em prosa, colecionáveis e outros produtos –, e por isso está muito qualificado para o cargo e para encarar futuras oportunidades.
Nee estará no comando de todas as estratégias de publicação, enquanto o planejamento criativo e editorial continuará nas mãos de Buckley, Joe Quesada e C.B. Cebulski.
De acordo com Buckley, a editora pretende ter uma performance melhor em 2018 para continuar na liderança, e para isso é preciso entregar histórias cativantes executadas pelos melhores autores disponíveis.
A entrada de Nee libera Buckley para executar outras tarefas ligadas ao gerenciamento da marca Marvel, supervisionar o setor de animação e mídia digital e outras atividades relacionadas com franquias.
No setor de animação, a expectativa é que as séries da Marvel,(Guardians of the Galaxy, Spider-Man e Avengers Assemble) exibidas pela da Disney XD, não sejam renovadas e podem ser canceladas.
Ainda não ocorreu um anúncio oficial, mas segundo os sites Den of Geeks e Tomb of the Cartoon Monkey Skeleton, muitos animadores deverão ser dispensados enquanto a empresa faz uma restruturação de seus projetos de animação para cinema e TV.
No final do ano passado, a Marvel já havia anunciado C.B. Cebulski como novo editor-chefe, substituindo Axel Alonso.