Mauricio de Sousa apresenta a mascote dos 100 anos da imigração japonesa
Em
solenidade realizada na manhã de ontem, no Palácio do Itamaraty,
em Brasília, foi aberto oficialmente o Ano do Intercâmbio Brasil -
Japão.
O evento contou com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva e do ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, além do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão Hitoshi Kimura; o presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa Professor Kokei Uehara; o presidente-executivo do Grupo de Notáveis Dr. Carlos Mariani; e o presidente da Comissão Organizadora do Ano do Intercâmbio Brasil-Japão (parte japonesa) Shoei Utsuda.
Na ocasião, o quadrinhista Mauricio de Sousa entregou um quadro com a ilustração da mascote oficial que criou para a celebração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.
O personagem foi concebido com a ajuda de Alice Takeda, descendente de japoneses e esposa de Mauricio de Sousa, e busca mesclar a tradição secular nipônica à modernidade dos jovens atuais.
Durante a cerimônia, Mauricio foi convidado a quebrar o protocolo e contar sobre a criação. O "pai" da Turma da Mônica acabou se emocionando e foi bastante aplaudido pelos presentes.
A mascote ainda não tem nome, mas, de acordo com seu criador, em breve
poderá fazer parte da Turma da Mônica e estrear nas histórias em
quadrinhos da criançada do Bairro do Limoeiro.