Mauricio de Sousa rebate críticas sobre personagem homossexual
O
lançamento da edição de outubro do gibi Tina veio acompanhado de
muita celeuma. Na história de abertura da revista, a estreia de Caio,
um personagem supostamente homossexual, suscitou a ira de alguns pais
e uma série de debates na internet, além de ganhar destaque em diversos
meios de comunicação.
Na semana passada, por meio de sua assessoria de imprensa, o quadrinhista Mauricio de Sousa divulgou ao público um comunicado oficial sobre o assunto.
Confira o texto na íntegra:
A revista da Tina é uma publicação da editora Panini Comics produzida para um público adulto jovem. Ou seja, não tem nada a ver com a Turma da Mônica ou o público infantil ou infanto-juvenil (Turma da Mônica Jovem). A publicação é destinada a outra faixa de leitores e suas histórias refletem isso - tanto que Tina, atualmente, é estudante de jornalismo e maior de idade.
A história publicada em Tina # 6, intitulada "O triângulo das confusões", deve ser lida e interpretada pelo leitor. Não há qualquer afirmação sobre a sexualidade deste ou daquele personagem.
Lida a história, feita a interpretação, daí, sim, comentários e críticas poderão ajudar no sentido de falarmos a língua de uma sociedade esclarecida. Tanto que, em nossas publicações recentes, temos usado cada vez mais a interatividade com os leitores. Essa promoção do diálogo com a juventude, especialmente pela internet, é essencial e já nos ajudou a direcionar histórias e personagens em outras ocasiões.
E vale ressaltar que publicações dirigidas a faixas de público com idades diferenciadas podem - e devem - tratar de quaisquer assuntos de maneira adequada ao seu leitor.
No cinema, na televisão ou nas revistas há a separação por faixa de idade. Por que não haveria na nossa vasta galeria de publicações?
Mas uma posição vai se manter em todas as nossas produções: o respeito pelo ser humano, pela pessoa, e a elegância no trato de qualquer tema.