Média Participations faz parceria para criar selo de HQ baseado no crowd funding
O grupo Média Participations, do qual fazem parte a Dargaud, Dupuis e Le Lombard, se associou ao site de música My Major Company para criar o selo MMC BD (My Major Company Bande Dessinée).
A proposta é criar uma plataforma de publicação de quadrinhos baseada numa comunidade e no conceito de crowd funding. No mercado franco-belga de quadrinhos, a empresa pioneira nesse tipo de financiamento foi a Sandawe.
Crowd funding (termo que significa literalmente "financiado pela multidão") é uma maneira de financiar a produção de um projeto usando recursos dos usuários de uma rede social.
O projeto será lançado no próximo dia 17 de outubro e visa descobrir novos talentos dos quadrinhos. A estreia contará com nove projetos, incluindo um livro de Sacha Goerg e uma HQ com roteiro de Isabelle Bauthian.
Além disso, Pierre Boisserie escolherá o desenhista de seu novo projeto no site do MMC BD e o excelente desenhista Mathieu Laffray (de Star Wars e Long John Silver) orientará artisticamente os participantes.
O MMC BD planeja publicar 15 novos álbuns por ano.
A iniciativa gerou algumas críticas - nos sites especializados da França e da Bélgica - pelo fato da Média Participations ser a empresa líder do mercado de HQs franco-belgas.
O selo MMC BD é uma das organizações que estão apoiando o 7º Festiblog BD, festival de blogs de quadrinhos, que ocorrerá entre 24 e 25 de setembro, em Paris, na França.
O MMC BD possui um perfil e pode ser seguido no Twitter (em francês).