Michael Crichton morre aos 66 anos
O
escritor e cineasta norte-americano Michael Crichton faleceu no dia 5
de novembro, aos 66 anos, em Los Angeles, depois de uma longa batalha
contra o câncer.
Nascido em 23 de outubro de 1942, Crichton é o autor de livros como O Enigma de Andrômeda, Congo, Esfera, Jurassic Park, Mundo Perdido, Linha do Tempo e Prey.
Conhecido por seu trabalho de ficção científica, Crichton também escreveu histórias policiais e aventuras. Ele foi o criador da série de TV E.R., baseada na sua experiência pessoal como aluno da faculdade de medicina de Harvard.
No cinema, ele dirigiu filmes como Westworld - Onde ninguém tem alma, de 1973; a aventura histórica O Grande Roubo de Trem, de 1975, com Sean Connery no papel principal; e o thriller Coma, de 1978, uma adaptação do livro de Robin Cook.
Mas foi com a adaptação de Jurassic Park - Parque dos Dinossauros, filme dirigido por Steven Spielberg, em 1993, que o nome de Crichton se tornou muito popular.
A maioria de seus livros já foi adaptada para o cinema. Entre eles: O Enigma de Andrômeda, Dealing: Or the Berkeley-to-Boston Forty-Brick Lost-Bag Blues, Um Caso de Necessidade, O Homem Terminal, Sol Nascente, Jurassic Park - Parque dos Dinossauros, Assédio Sexual, Congo, O Mundo Perdido: Jurassic Park, Esfera, O 13º Guerreiro e Linha do Tempo.