Morreu Bob Haney, escritor da Era de Prata
Bob Haney faleceu no dia 25 de novembro, Dia de Ação de Graças, para os americanos. A notícia só foi divulgada no dia cinco de dezembro.
Haney tinha 78 anos e estava hospitalizado na cidade de El Cajon, na Califórnia. O escritor estava se recuperando de um derrame que o deixara impossibilitado de falar e de reconhecer amigos e familiares.
Sua carreira nos quadrinhos começou em 1948, inspirado pelos clássicos de sua infância (Príncipe Valente e Flash Gordon), escrevendo histórias policiais e de guerra, para editoras como Fawcett, Standard, Hillman, Harvey e St. John.
Por volta de 1956, durante a "quebradeira" no final da Era de Ouro, quando a maioria das editoras citadas acima faliu ou abandonou os quadrinhos, Haney passou a trabalhar para a DC Comics.
Ele foi co-criador da Turma Titã (precursores dos Novos Titãs), da Patrulha do Destino e do Metamorfo. Escreveu diversas histórias para The Brave and the Bold, reunindo Batman com outros heróis em boas aventuras.
Também roteirizou histórias para o Superman, Aquaman, Melhores do Mundo, Soldado Desconhecido, Eclipso, Príncipe Viking e Sargento Rock. Aliás, a primeira história do Sargento Rock foi assinada por Haney, apesar do personagem ser mais lembrado pelo trabalho de Robert Kanigher.
Seu currículo também inclui roteiros para os desenhos animados do Super-Homem e do Aquaman, da década de sessenta, e até para Thundercats.
Bob Haney escreveu para a DC até a metade dos anos 1980 e mudou-se para San Felipe, no México.
Seu último trabalho, Teen Titans Swingin' Elseworlds, com arte de Jay Stephens, arte-final e cores de Mike e Laura Allred, foi cancelado pela DC, em agosto de 2003, e continua inédito.