Morreu Neal Adams, desenhista que revolucionou o Batman
O mundo das HQs está mais escuro, pois perdeu outro grande mestre. Neal Adams faleceu de complicações de uma septicemia, aos 80 anos, no dia 28 de abril. A notícia foi divulgada pela esposa do artista, Marilyn Adams.
Ele nasceu em 5 de junho de 1941, em Governors Island, Manhattan, Nova York, nos Estados Unidos.
O artista teve um enorme impacto nas nos quadrinhos norte-americanas com o traço realista e o dinamismo de sua arte. Ele renovou as revistas do Batman e, junto com Dennis O’Neil, criou Ra’s Al Ghul e sua filha Talia. A dupla também produziu Green Arrow/Green Lantern, uma marcante fase do Arqueiro Verde e Lanterna Verde que questionou o racismo e outros problemas sociais nos Estados Unidos, e injetou força no título dos X-Men, impactando dezenas de autores, incluindo Chris Claremont, John Byrne e Bill Sienkiewicz.
Adams foi um feroz lutador dos direitos dos autores. Ele foi um dos responsáveis por encerrar a injusta prática das grandes editoras de não devolver as artes originais para seus criadores. Adams também foi uma das pessoas mais envolvidas na defesa dos direitos de Jerry Siegel e Joe Shuster, os criadores do Superman.
O Universo HQ publicará em breve um obituário detalhado sobre esse importante artista.