Morreu o veterano da Era de Ouro Joe Edwards
Joseph
Edwards faleceu no dia 8 de fevereiro, aos 85 anos. Seu enterro ocorreu
no domingo, 11 de fevereiro.
Embora existam poucos detalhes sobre sua morte, o artista estava com a saúde debilitada há muitos anos.
Nascido em 6 de dezembro de 1921, ele era casado com Eda, sua esposa por 63 anos, com quem teve dois filhos, Todd e Ken, e uma filha, Naomi.
Edwards, cuja carreira se estendeu por mais de 65 anos, iniciou sua trajetória nos quadrinhos no Estúdio Demby, que na década de 1930 fornecia material para outras editoras.
Posteriormente, trabalhou na Dell, Timely (que viria a se transformar na Marvel) e MLJ Comics, que em 1946 mudaria de nome para Archie Comics.
Com experiência em animação, Edwards desenhou personagens infantis como Squoimy the Woim, Cubby the Bear e Bumbie the Bee-tective (todos eles estavam presentes no primeiro número de Archie Comics, de 1942).
Ele
também fez arte para Super Duck e Captain Sprocket,
mas o trabalho que mais o destacou foi Li'l Jinx, de 1947, título
de uma garotinha que era a versão feminina de Dennis, o Pimentinha
(é importante notar que o personagem não é uma cópia, pois Dennis
surgiu em 1951).
Edwards também trabalhou nos clássicos da editora, como Archie, Betty, Veronica e Jughead, muitas vezes fazendo roteiros, desenhos e arte-final.
O cartunista Mike Lynch ouviu do próprio Edwards, uma história sobre a criação do personagem Archie. Segundo ele, John Goldwater um dos proprietários da MLJ (ele era o "J", as outras iniciais eram de Maurice Coyne e Louis Silberkleit) queria criar um novo personagem, diferente dos super-heróis, e numa reunião junto com o artista Bob Montana, perguntou a Joe Edwards, na época com 20 anos, o que ele desejava da vida.
Edwards respondeu que queria três coisas: garotas, dinheiro (para poder sair com as garotas) e trabalho (para ganhar dinheiro).
A resposta influenciou a criação de Archie Andrews, Jughead e Betty Cooper, que surgiram na revista Pep Comics #22, de dezembro de 1941, com arte de Bob Montana.
Segundo John Goldwater, outra inspiração para Archie foram os filmes de Mickey Rooney, como Andy Hardy (exibidos pela MGM entre 1937 e 1947).