Mostra apresenta o trabalho de Giorgio Galli, criador de Salomão Ventura
Como se escreve uma história em quadrinhos? Qual o tamanho de uma página original? Como é feita a arte-final? Essas e outras questões vão ser reveladas na mostra Salomão Ventura & Outros Quadrinhos, do quadrinhista Giorgio Galli, na Casa de Cultura (Praça São Sebastião, s/n, Centro) de Araruama, cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
Salomão Ventura, o Caçador de Lendas, personagem criado por Galli, é a estrela de uma HQ independente publicada desde 2010.
A revista apresenta as aventuras do misterioso personagem, às voltas com as lendas do folclore brasileiro, vistas pelo prisma do terror fantástico. As histórias, escritas e ilustradas por Giorgio, são inspiradas nos estudos do folclorista Luís da Câmara Cascudo. A publicação já recebeu os prêmios Oi Quadrinhos e DB Artes e integra o coletivo de quadrinhistas Quarto Mundo.
Na mostra, Giorgio revelará um pouco de seu processo criativo: além de originais arte-finalizados com nanquim, haverá também esboços, estudos de personagens, fragmentos de roteiros e páginas finalizadas digitalmente.
A mostra será aberta ao público no próximo dia 3 de outubro, a partir das 15h, com uma palestra do autor sobre o uso das HQs em salas de aula, e ficará aberta diariamente, das 9h às 18h, com entrada franca, até 14 do mesmo mês.
No dia 5 de outubro, a partir das 18h, haverá uma sessão de autógrafos das publicações Salomão Ventura e Zona do Crepúsculo, com a presença de Giorgio, além do artista plástico e também quadrinhista Clóvis Brasil, falando sobre a criação de histórias em quadrinhos.