Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Mostra de Öyvind Fahlström desafia os limites da arte seqüencial

7 dezembro 2007

Öyvind FahlströmSerá
aberta neste sábado, em São Paulo, uma mostra do brasileiro Öyvind
Fahlström
. Embora não seja um artista notoriamente ligado aos quadrinhos,
a exposição vai chamar a atenção de quem se interessa pelos limites da
arte seqüencial.

Fahlström é paulistano. Nasceu em 1928 e, aos dez anos, saiu do país para nunca mais voltar. Acabou desenvolvendo seu trabalho na Suécia, onde morreu em 1976. Foi lá que se tornou um artista consagrado, vinculado ao pop e às artes gráficas, mas também com fortes ligações com o teatro, o cinema e os happenings.

Ao longo da vida, expôs nos maiores espaços das artes visuais do mundo, como a Documenta de Kassel, o MoMa e o Guggenheim de Nova York, a Bienal de Veneza e o Centro Pompidou, em Paris.

Vários dos trabalhos da exposição, que a equipe do Universo HQ conferiu na Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, em outubro deste ano, são imensas HQs, com uma narrativa caótica, cuja ordem de leitura é determinada pela capacidade do leitor de apreender o mundo que o artista quer revelar. Um exemplo é a imagem que ilustra esta notícia.

A mostra de Öyvind Fahlström é uma das itinerantes da Bienal do Mercosul e fica em cartaz na Estação Pinacoteca (Largo General Osório, 66) de terça a domingo, das 10 às 18h, até 24 de fevereiro. A abertura deste sábado é às 11h. Será cobrado ingresso de R$ 4,00, com gratuidade aos sábados.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA