Mudanças e um novo poder para o Homem-Aranha
Atenção, leitor! Devido a defasagem existente entre a publicação do material americano e o as histórias que saem no Brasil, serão reveladas, no texto abaixo, mudanças importantes que vêm ocorrendo com o Homem-Aranha, em função do crossover Avengers Disassemble. Portanto, se você é um dos que não gostam de saber nada antecipadamente, pare por aqui.
Tudo ocorreu sem alarde. Enquanto os leitores se preocupavam com os eventos principais de Avengers Disassemble, ou com a trama de Amazing Spider-man, o aracnídeo passava por importantes transformações na revista Spectacular Spider-Man.
Devido aos eventos do arco Changes (Mudanças), de Spectacular Spider-Man #17-#20 (parte de Avengers Disassemble), Peter Parker passou por modificações.
O bom e velho aracnídeo não precisa mais dos lançadores de teia. Isso mesmo, agora a teia é orgânica, como nos filmes.
E, com isso, está de volta a polêmica que eclodiu antes do primeiro filme do Aranha. Rumores que a teia orgânica poderiam ser introduzida nos quadrinhos pipocaram com freqüência nos últimos anos.
Segundo Tom Brevoort, o editor de Spectacular Spider-Man, a história surgiu pouco depois da concepção da saga Avengers Disassemble, que é o estopim para um recomeço dos Vingadores.
Como Disassemble faz cada personagem passar por uma mudança significativa, parecia o momento certo para envolver o Aranha com tudo isso, principalmente para relacioná-lo aos Vingadores, uma vez que aparecerá na nova equipe.
Segundo Brevoort, uma das principais razões é que atualmente a maior parcela do público está mais familiarizada com a teia orgânica do que com os lançadores, devido aos dois filmes.
Além disso, faz muito tempo que os roteiros não utilizam a existência dos lançadores para algum efeito dramático. Um dos últimos foi com Roger Stern, que bolou as luzes que acendiam para avisá-lo que o fluído estava acabando.
"Qual foi a última vez que você viu a teia do aranha acabar? E a recarga dos cartuchos? Quando foi a última vez que você viu o Aranha fazer isso?", pergunta Brevoort.
Mas a teia orgânica não é a única mudança que o personagem sofreu. Além disso, seu sentido de aranha, o famoso alarme de perigo do personagem, ficou mais poderoso.
Agora o Aranha é quase capaz de se comunicar com insetos. Quase! Mas as explicações ainda são vagas, e Brevoort pede calma, que tudo será demonstrado e explicado nos próximos meses.
Segundo o editor, é como se ele fizesse uma espécie de sintonia fina no sentido de Aranha, capaz de captar sinais básicos de aranhas e de outros insetos em geral.
"Eu esperei o momento quando todos estavam distraídos com os eventos envolvendo Norman Osborn e Gwen Stacy em Amazing Spider-Man e tentei uma jogada pelos fundos...", disse Brevoort, irônico.
Se a teia orgânica poderá acabar, ou se conterá material de DNA do personagem, Brevoort insiste que a "mecânica" exata do processo ainda não foi revelada, mas que as respostas virão em breve.
Estas mudanças também começarão a aparecer nas duas outras revistas do Aranha (Marvel Knights Spider-Man e Amazing Spider-Man), mas de uma maneira secundária e não como enredo principal.
Os novos desenvolvimentos acontecerão nos números finais de Spectacular Spider-Man, atualmente no #21, e que se encerra com o número 27.
De qualquer modo, a mudança não é temporária, e foi criada para ser tão permanente quanto possível nos quadrinhos. Lembra-se do uniforme negro, que depois acabou se transformando no Venom?
Antigamente, as habilidades científicas de Peter Parker eram freqüentemente demonstradas por suas pequenas invenções e modificações nos lançadores de teia e do próprio fluído. Não era nada gigantesco, mas dava ao personagem uma camada extra de personalidade.