Na Bélgica, uma exposição sobre a arquitetura nas HQs de Tintim
Até o dia 28 de junho, os fãs de quadrinhos que residem ou estiverem a passeio em Bruxelas, na Bélgica, poderão conferir mais uma prova do poderio das HQs européias. O Centro Saint-Gery está realizando uma exposição sobre Tintim, mas não é uma mera mostra de seus quadrinhos. Nada disso. Tintín et la Ville é sobre a arquitetura nas aventuras do personagem mais famoso de Hergé.
Os organizadores, que pretendem atrair de crianças a turistas, capricharam. Logo na entrada, sacos de areia espalhados pelo chão dão a sensação de se estar entrando num porto. Há várias maquetes que reproduzem com perfeição os lugares mostrados nas HQs de Tintim, um cenário que apresenta o quarto do intrépido repórter, painéis com várias informações em francês e holandês e até uma réplica do estúdio de Hergé.
Na abertura da exposição, várias autoridades belgas estiveram presentes, inclusive o primeiro-ministro Jacques Simonet.
Para celebrar a mostra, a Moulinsart (empresa detentora dos diretos de Tintim) publicou um interessante álbum-catálogo, cuja capa traz a mesma ilustração do cartaz acima e que encantará tanto os amantes da arquitetura, quanto os fanáticos por quadrinhos.