Na casa do Leo - Os Egípcios: novidade da Companhia das Letrinhas
Não é só pelo selo Quadrinhos na Cia. que a Companhia das Letras vem publicando HQs. A editora mantém também uma linha voltada para leitores mirins, a Companhia das Letrinhas, que acaba de lançar Na casa do Leo - Os Egípcios (formato 15 x 20 cm, 64 páginas coloridas, R$ 26,00), escrito por Philip Ardagh e desenhado por Mike Gordon. Ambos são ingleses.
Este livro é parte de uma extensa coleção chamada Henry's House. Nela, Henry (ou Leo, no Brasil) é um menino como outro qualquer, a não ser por um detalhe: ele costuma receber em sua casa visitas bem esquisitas. Desta vez, são os antigos egípcios que aparecem. A partir daí, tudo pode acontecer ao se abrir uma porta, como, por exemplo, dar de cara com uma pirâmide no quintal ou um faraó na sala de estar.
Com Naftalina, o seu cachorro de estimação, Leo percorre os cômodos da casa guiado por Bata, o herdeiro do faraó, e descobre, entre outras coisas, as brincadeiras preferidas das crianças egípcias, a escrita em hieróglifos, as pirâmides e seu método de construção e como os mortos eram mumificados.
A obra, escrita numa em linguagem bastante acessível, é voltada para leitores que estão começando a aprender sobre as antigas civilizações. A tradução é de Érico Assis.
Outra publicação de quadrinhos recente da Companhia das Letrinhas, lançada em dezembro de 2010, é O ratinho se veste, do norte-americano Jeff Smith, autor da série Bone.