Neil Gaiman revela mais detalhes sobre a nova minissérie de Sandman
Em entrevista para o site Wired, o escritor Neil Gaiman revelou mais detalhes sobre como surgiu a ideia de lançar uma história inédita de Sandman para comemorar os 25 anos da criação do personagem e da publicação de Sandman # 1 (lançado em 1988).
"Quando terminei de fazer a revista Sandman # 75 (a última da série), ainda havia uma grande história que estava na minha cabeça e que cheguei a fazer o enredo, mas nunca desenvolvi o roteiro", explicou o autor.
"Conversei com a DC Comics para fazer essa história para o aniversário de 20 anos de Sandman, mas naquela época a editora não estava preparada para conversar comigo em outros termos que não fossem os mesmos de quando fechamos o contrato para a série, em 1987. No momento em que novas pessoas passaram a comandar a editora, a primeira coisa que fizeram foi entrar em contato comigo e perguntar se podíamos retomar as conversas daquela época para fazer algo no aniversário de 25 anos de Sandman", relembrou.
As novas negociações entre a DC e Gaiman recomeçaram logo depois que Dan DiDio e Jim Lee assumiram o cargo de coeditores, fruto da reestruturação pela qual a editora passou com a criação da DC Entertainment.
O acordo foi fechado no início de 2011 e ficou em sigilo durante um ano e meio, até a semana passada, ao ser revelado durante a San Diego Comic-Con. Isso dá a entender, também, que o trabalho na minissérie encontra-se adiantado.
"Quando comecei a trabalhar em Sandman, parecia-me ser um trabalho passageiro, em uma mídia considerada descartável. Jamais imaginei que, 25 anos depois, a série continuaria sendo republicada na íntegra, por meio de todos esses volumes, e coletada em edições absolutas, tendo vendido milhões de cópias. Se eu soubesse disso na época, talvez tivesse enlouquecido", conta. "Hoje, vejo geração após geração de leitores descobrindo a série e assino revistas para pessoas que nem tinham nascido quando a primeira edição foi publicada."
O lançamento está marcado para 2013, mas o mês ainda não foi confirmado.