Noite Luz: Via Lettera lança álbum com HQs de Marcelo D'Salete
A Via Lettera divulgou o lançamento do álbum Noite Luz (formato 14 x 21 cm, 112 páginas, R$ 20,00), de Marcelo D'Salete.
O release da editora informa que na trama "todos estão mortos e o protagonista, se há, é um onipresente sentimento de fatalidade nas pessoas que vagam pela noite, pelas ruas ou presas a suas condições sociais. Há um silêncio enorme em tudo e mesmo o amor ou sentimento de amizade esbarram na truculência, no diálogo impossível e na bala!".
O Universo HQ entrou em contato com o autor para saber um pouco mais a respeito desse novo trabalho nacional.
Universo HQ: Por que o título Noite Luz? Do que se trata o álbum?
Marcelo D'Salete: Tudo começou com a história em quadrinhos de nome Noite Luz, de 2002. Essa HQ foi um divisor de águas. De certo modo, isso me levou a continuar a temática, aprofundando o universo de uma boate obscura chamada Noite Luz.
Essa história surgiu depois de ouvir um comentário de uma amiga sobre uma menina que havia se tornado garota de programa. O título sugere várias coisas, dentre elas, a questão do contraste, de luz e sombra, fim e começo. Sobre a temática, é um álbum urbano. São vários personagens que se cruzam em certos momentos. Embora nunca deixem de ser estranhos entre eles.
UHQ: As histórias são inéditas?
Marcelo: A primeira história, Noite Luz, foi publicada na revista Front #12, em 2002. A história Entre Rosas e Estrelas foi publicada na revista Graffiti #17 e na revista eslovena Stripburger #47. A história Graffiti foi somente publicada na Argentina, na revista Suda Mery K #6. Essas três revistas são de 2008. Bem, quatro histórias do álbum são inéditas aqui no Brasil. Uma notícia importante, o livro Noite Luz acabou de ser lançado também na Argentina, em espanhol, pela editora independente Ex-Abrupto.
UHQ: Quanto tempo demorou para o álbum ficar pronto?
Marcelo: O álbum é constituído por seis histórias em quadrinhos feitas no período de 2002 a 2007. Como gosto muito de diagramação, acabei cuidando de toda a parte gráfica da publicação, capa e ilustrações internas. Ainda sobre as histórias, elas representam momentos distintos do meu desenho. Nessas fases estava procurando dentre várias técnicas o que mais me agradava e funcionava. Quanto aos roteiros, foi um momento importante de amadurecimento, creio.
UHQ: Você tem algum outro projeto em andamento?
Marcelo: Sim. Tenho pelo menos uns três projetos em andamento. Um deles é escrito por um autor europeu e deve sair por lá até 2010. Outro projeto, escrito e desenhado por mim, é um álbum de cerca de 80 páginas sobre um objeto de arte misterioso. O terceiro é uma história baseada em um importante fato histórico nacional. Infelizmente, tenho de intercalar a produção desses álbuns com outros trabalhos. Assim, isso deve sair daqui alguns bons anos.
Conheça mais sobre o trabalho de Marcelo D'Salete no site do autor.