Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, ganha adaptação em quadrinhos
Noite na Taverna é um clássico da literatura brasileira, que agora é adaptado para as histórias em quadrinhos por Marcel Bartholo. A obra é um lançamento da editora Ateliê, que ganhou uma edição no formato 20,5 x 27,5 cm, com 104 páginas e custa R$ 110,00.
Este romance gótico foi publicado originalmente em 1855, três anos após a morte do autor, Álvares de Azevedo. É um símbolo do romantismo brasileiro e da chamada “geração mal do século”, grupo de escritores embebidos da boemia e dos prazeres carnais.
As histórias do livro falam de temas como o tédio, o obscurantismo e o sobrenatural. Tudo permeado pelo spleen, expressão que a crítica literária cunhou para denominar o sentimento de tristeza, melancolia que se abate nos personagens da narrativa e que também pode ser identificado em outras obras do período romântico.
As narrativas de cada personagem do livro flertam com o mistério, o suspense, a morte, com um grupo de estudantes que se encontram numa taverna para narrar e compartilhar histórias sobrenaturais pelas quais teriam passado.
Soleri, Bertram, Gennaro, Claudius, Arthur e Johann, entre bebidas e risadas, com doses de ironia e dúvida, num lugar soturno qualquer, tecem fatos extraordinários e revivem experiências com o sobrenatural, cada qual à sua maneira. Cada parte da narrativa é um conto proferido por um dos narradores, com um final surpreendente.