Novidades no processo dos herdeiros de Jack Kirby contra a Marvel Comics
Marc Toberoff, o advogado dos herdeiros de Jack Kirby, entrou na justiça com um apelo contra a decisão da juíza federal de Nova York, Colleen McMahon, da corte distrital dos Estados Unidos, que favoreceu a Marvel Comics.
Segundo a decisão de McMahon, os personagens e as histórias criados por Kirby para a Marvel Comics foram feitos como trabalho contratado (work for hire), dentro dos parâmetros da Lei de Direitos Autorais de 1909.
Os herdeiros de Jack Kirby - os quatro filhos, Neal, Lisa, Barbara e Susan Kirby; e os dois netos do artista, Jeremy e Tracy - desejam resgatar os direitos autorais de mais de 40 personagens criados entre 1958 e 1963 e, para isso, precisam provar que o trabalho do Kirby não se enquadra na lei de 1909.
Segundo o site Deadline, Toberoff declarou que este é apenas o começo da batalha judicial. O advogado também representa a família Siegel no processo pelos direitos do Superman, contra a DC Comics.
Caso a Segunda Corte de Apelos favoreça os herdeiros de Kirby, eles poderão ter a chance de prosseguir com o processo, no qual tentarão provar que têm direitos sobre personagens como Hulk, Thor, X-Men etc.