Novo álbum de Art Spiegelman é lançado pela Companhia das Letras
Art
Spiegelman, o autor de Maus,
que vendeu quase dois milhões de exemplares nos Estados Unidos, volta
aos quadrinhos com uma crítica mordaz ao governo Bush e à paranóia que
tomou conta dos americanos após o 11 de setembro.
Único autor de quadrinhos a ganhar o prêmio Pulitzer, Spiegelman
ficou conhecido por sua visão singular sobre o holocausto em Maus
#1 e #2, que a Companhia
das Letras vai reeditar em 2005 num único volume.
Depois de um longo período trabalhando com ilustrações para capas de revistas,
histórias breves e livros infantis, À Sombra das Torres Ausentes
(formato 25,4 x 35,6 cm, 40 páginas, R$ 78,00) é o primeiro livro de quadrinhos
lançado por Spiegelman desde Maus.
Traumatizado pelo atentado de 11 de setembro e indignado com a política
de Bush após a tragédia, o artista volta aos quadrinhos para tentar entender
e explicar o que se passava com os americanos.
No dia anterior aos ataques, 10 de setembro de 2001, o criador e sua mulher,
Françoise Mouly, editora de arte da revista The New Yorker, matricularam
a filha numa escola situada aos pés do World Trade Center. Quando
viram na televisão a primeira torre ser atingida pelo avião, foram desesperados
ao encontro de Nadja e conseguiram encontrá-la pouco antes que a torre
norte desabasse, por trás deles.
Em seguida correram para pegar o outro filho, Dashiell, na escola das
Nações Unidas. Essa experiência angustiante está retratada em detalhes
no livro.
Assim como em Maus, Spiegelman trata magistralmente do impacto
de traumas da história contemporânea em sua vida pessoal. Mas vai além
de sua experiência individual e faz uma reflexão sobre as razões e os
desdobramentos dessa tragédia que vitimou quase três mil pessoas e permitiu
ao governo americano justificar uma guerra contra o Iraque.
O formato escolhido para as pranchas - cada história em páginas duplas
- é o mesmo das primeiras HQs publicadas em jornal, no fim do século XIX.
Foi nessas velhas e despretensiosas tiras que o artista encontrou alívio
depois do 11 de setembro. Por isso, na última parte do livro ele incluiu
um "Suplemento de Quadrinhos" com alguns clássicos: Krazy Kat, Little
Nemo, Happy Hooligan, Pafúncio e Marocas e mais.
O álbum reproduz a já histórica capa que Spiegelman fez para a revista
The New Yorker logo após o atentado de 11 de setembro: toda preta,
com as torres gêmeas num tom mais escuro.