Novo inimigo do Batman tem ligações com o passado de Bruce Wayne
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo DC, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.
Quando a DC Comics promoveu o reboot em sua linha de quadrinhos de super-heróis, que chegou ao Brasil neste mês pela Panini Comics, era sabido que Batman e Lanterna Verde seriam dois personagens cujas aventuras continuariam considerando as histórias da antiga cronologia. Mas isso não quer dizer que o Cavaleiro das Trevas está livre de novidades.
Na série mensal Batman, o escritor Scott Snyder e o artista Greg Capullo vêm introduzindo novos elementos ao universo do personagem e o título tornou-se um dos mais elogiados da atual safra da editora. A principal novidade é um misterioso grupo chamado Corte das Corujas, que age há séculos em Gotham City e que resolveu tomar uma atitude mais ativa contra a presença do herói e seus companheiros de combate ao crime.
O clímax desse arco de histórias aconteceu em Batman # 10, publicado na semana passada, no qual Batman descobre quem está por trás desse grupo que passou a caçá-lo: Thomas Wayne Jr., irmão de Bruce Wayne.
"Quem?", você pode estar se perguntando. Isso mesmo, agora a continuidade do herói inclui um irmão perdido de Bruce. A ideia não é nova, pois ela já havia sido utilizada na década de 1970, mas jamais foi levada adiante. Principalmente depois que a editora zerou sua cronologia com a saga Crise nas Infinitas Terras.
Além disso, Thomas Wayne Jr. é a identidade do vilão Owlman (Homem-Coruja), membro do Sindicato do Crime, a versão maligna da Liga da Justiça que conquistou o mundo paralelo conhecido como Terra 3 do Multiverso DC.
Agora, Snyder retoma o conceito e o coloca como assunto central na vida de Batman, expandindo a história da família Wayne e aumentando ainda mais a sua influência na história de Gotham City. De quebra, o autor introduz o mais importante antagonista na vida do Homem Morcego desde a criação de Bane, na década de 1990.
De acordo com a nova história, Thomas Wayne Jr. é irmão mais novo de Bruce, que foi internado no hospital ao nascer prematuro e acabou sendo esquecido lá quando Thomas e Martha Wayne foram assassinados na frente de Bruce.
A primeira aparição do personagem aconteceu logo em Batman # 1, quando usava a identidade de Lincoln March. "Eu queria fazer uma história para criar um personagem original e não reviver algo do passado. Ele é alguém em quem Bruce pensou poder confiar, que compartilhavam da mesma visão para tornar Gotham um lugar melhor, mas no final se revelou como sendo tudo aquilo que Bruce luta para impedir", explicou. "Sua aparência física é muito similar à de Bruce, pedi para Capullo desenhá-los parecidos propositalmente."
Mas será mesmo essa toda a verdade? A revista Batman # 11, que será lançada em julho, apresentará um grande confronto entre os dois irmãos, e mais revelações serão feitas. "Se ele é ou não o irmão de Bruce, isso será respondido. Obviamente, temos mais cartas na manga para essa história", afirmou Scott Snyder.
Desde que o escritor foi anunciado na revista, ele afirmava que planejava trazar muitas revelações sobre a família Wayne e a explorar a história de Gotham. Clique aqui e confira a declaração que ele fez em agosto do ano passado.