O Cavaleiro das Trevas Ressurge ganha vídeo com bastidores e detalhes
O site oficial de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge disponibilizou um arquivo no formato PDF de quase 50 páginas com anotações da produção sobre o último filme da trilogia.
Essas anotações, feitas pelo diretor Christopher Nolan e o elenco, falam da história que será contada nas telas, as ações e motivações dos personagens e outros detalhes.
"Nossa história começa oito anos depois do segundo filme, quando parece que Batman e Comissário Gordon tiveram sucesso em seu plano. O Cavaleiro das Trevas não é mais necessário em Gotham. Nesse sentido, Bruce Wayne venceu a batalha, mas ele está traumatizado pelo que aconteceu e não sabe como seguir com sua vida longe da figura do Batman. O Cavaleiro das Trevas Ressurge lida com as consequências de suas ações", descreveu Nolan.
Já o ator Christian Bale falou sobre a jornada do herói ao longo da trilogia. "Em Batman Begins, vemos a tragédia e dor que motivou esse jovem e furioso homem. Ele se sentia inútil, e estava em busca de um caminho para descobrir quem é e o que pode se tornar. Já em O Cavaleiro das Trevas, descobre esse caminho. Ele é útil e está fazendo aquilo que imaginava ser o melhor na sua vida. Agora, o vemos oito anos depois e ele perdeu a única coisa que o dava um propósito... até ser forçado a lidar com uma nova ameaça à cidade e a si mesmo".
O diretor ainda explicou como chegou à decisão de escolher Bane como o próximo vilão. Segundo ele, era importante ser alguém completamente diferente do Coringa e que tivesse força bruta. "O componente físico do que Bruce Wayne faz como Batman é de grande importância, e não exploramos esse potencial nos dois primeiros filmes. Queria mostrar Batman encontrando alguém páreo fisica e intelectualmente. Bane é força bruta com uma devoção fanática ao dever, e essa combinação faz dele alguém impossível de se parar".
Para Bale, pela primeira vez vai parecer improvável que Batman saia vencedor de um confronto, pois Bruce está há oito anos parado e frágil fisicamente. Além disso, Bane é incrivelmente forte e implacável quando se trata de sua ideologia e tendência militarista.
"Bane tem um trabalho a fazer, e não demostrará nenhuma emoção ou remorso", sintetizou o ator Tom Hardy, que interpreta o vilão no filme.
Já a Mulher-Gato é uma das personagens mais misteriosas da história até aqui, e a atriz Anne Hathaway falou sobre seu papel. "É difícil revelar qualquer coisa sobre Selina Kyle porque ela é uma pessoa privada e muito misteriosa. Tem seu próprio código de ética, o que, às vezes, envolve fazer coisas que outras pessoas consideram questionáveis".
"Selina faz o necessário para sobreviver, e isso inclui cruzar algumas linhas que outros acham indesculpável", continua Hathaway. "Mesmo se ela quiser mudar, é difícil escapar de seu passado. E ela tem um passado. Isso a torna vulnerável, especialmente nesses dias, quando qualquer um com um computador ou smartphone pode descobrir tudo sobre alguém."
O escritor Jonathan Nolan concorda. "Algo sobre sua filosofia de moralidade ambígua finalmente dá ao Batman alguém com quem ele pode se identificar. De uma maneira estranha, ela é o yin de seu yang. A dinâmica entre os dois é nova, e dá início a uma conexão entre eles que o afasta das sombras, de certa maneira".
Muito mais foi dito sobre os personagens, filmagens com câmeras IMAX e a produção, incluindo trilha sonora, a criação da nova batcaverna, figurinos, cenas de ação e trabalho da equipe de dublês.
Para ver as anotações da produção da íntegra, em inglês, clique aqui.
Assista abaixo a um vídeo de 13 minutos com os bastidores de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.