O Fantasma da Ópera em São Paulo reimagina os personagens do clássico francês na capital paulista
Livremente inspirado no livro de Gaston Leroux, O Fantasma da Ópera em São Paulo (formato 19,8 x 27,7 cm, 96 páginas, R$ 44,90) traz os personagens do clássico francês para a Semana de Arte Moderna de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, com uma ambientação diferenciada.
O título é uma publicação da Zapata Edições e está à venda no site oficial da editora.
O lançamento oficial acontecerá no próximo dia 26 de agosto, a partir das 17h, na sede da Zapata (Rua Coelho Barradas, 153, Vila Prudente, São Paulo-SP).
A roteirista Larissa Palmieri, que veio de outras adaptações literárias - Frankenstein e Anne de Green Gables, para a Editora Ciranda Cultural - coloca uma visão mais pessoal da obra original e pôde reimaginá-la em um estilo diferente. A história traz a trágica relação entre uma faxineira que sonha ser solista, um mimado filho da elite paulistana e uma estranha assombração dentro do Theatro Municipal. Com a presença de figurantes famosos da época repensados para o contexto da HQ.
“O Fantasma da Ópera sempre esteve presente no meu imaginário afetivo desde a infância e trazê-lo para dentro do meu contexto de autora de quadrinhos, que caminha entre gêneros como ficção científica e horror, foi natural. Colocar essa história tão intrigante em uma roupagem steampunk e no contexto social da São Paulo do início do século 20 vem dessa miscelânea de referências que é recorrente na minha escrita”, disse Larissa.
O desenhista Al Stefano, que nos últimos anos tem publicado obras onde escreve e desenha, como Salseirada e Piratas do Cangaço, topou a parceria por vislumbrar possibilidades visuais muito interessantes.
“Foi instigante não só traçar como seria o Fantasma da Ópera no Theatro Municipal de São Paulo nos anos 1920, como além disso ainda reimaginar a obra e até mesmo alguns dos artistas modernistas paulistas dentro desse universo steampunk”, explica Stefano.
A publicação contou com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.