Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

O Fim da Noite, de Rafael Calça, é lançado pela DarkSide Books

21 outubro 2022

O Fim da Noite (formato 16 x 23 cm, 80 páginas, capa dura, R$ 54,90) é uma obra contundente, cuja narrativa ajuda a compreender o funcionamento do racismo estrutural no Brasil, e como as injustiças sociais se perpetuam ao longo das gerações. É a próxima graphic novel com roteiro de Rafael Calça e desenho de Diox com lançamento previsto para dia 16 de novembro pela DarkSide Books.

A edição já está em pré-venda na Amazon com frete grátis para assinantes Prime.

Conduzidas pela força e luta da avó, Aurora, que trabalha como empregada doméstica desde os dez anos de idade, três gerações de mulheres negras lutam pela sobrevivência, por direitos básicos, e por melhorias nas suas vidas e de suas famílias. Este é o enredo da história inspirado nas jornadas pessoais das avós, mães e tias de Calça e Diox.

Os autores, ambos de São Paulo, apresentam as vidas e as histórias dessas mulheres que se dedicaram arduamente para que os filhos pudessem estudar e construir uma vida melhor. Diox ressalta a importância das mulheres como as retratadas no livro para a causa negra: “Foram as mulheres pretas que, devido a permissão de circular entre a casa-grande, a senzala e as ruas possibilitaram o trânsito de ideias e informações que se mostrou fundamental para a sobrevivência do nosso povo, pois foi a partir dessas mulheres que fugas foram planejadas e os quilombos foram sendo constituídos”.

Calça comenta no posfácio da obra, que O Fim da Noite, nos lembra que “a noite sempre esteve associada ao mistério, ao lugar dos perigos. Remete até a morte, para onde talvez viajemos além do véu que nos separa do mundo físico. E é inegável o quanto o medo do escuro foi normalizado àqueles habituados ao desconhecido, às ameaças (diretas ou veladas) e ao luto do corpo e da própria história”.

Rafael Calça é roteirista e ilustrador e em 2019 ganhou o Prêmio Angelo Agostini de Melhor Roteirista. Junto a Jefferson Costa ganhou no mesmo duas categorias do Troféu HQ Mix (Melhor Edição Especial Nacional e Melhor Publicação Juvenil) e o prestigiado e maior prêmio literário brasileiro, o Prêmio Jabuti de Melhor História em Quadrinhos. Todos por Jeremias – Pele, do selo Graphic MSP.

Diocir José de Assis Junior, Diox, trabalha no mercado editorial ilustrando livros infantis e materiais didáticos, além de contribuir frequentemente para o mercado publicitário. Contribuiu como artista conceitual do game Retro Machina (Orbit Studio), vencedor do prêmio de melhor jogo brasileiro pela Big Festival 2021.

A obra foi vencedora na categoria Quadrinhos na primeira edição do Prêmio Machado Darkside, em 2020.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA