O jornal belga Le Soir celebra os 70 anos do Capitão Haddock
O Capitão Haddock, o melhor amigo de Tintim, está completando 70 anos de existência. Para celebrar o fato, o jornal belga Le Soir apresentará uma série de artigos sobre o personagem, intitulados As memórias de Mil Raios, entre 29 de março e 10 de abril.
Archibald Haddock foi criado por Hergé, em 1941, na história O
Caranguejo das Pinças de Ouro (Le Crabe aux pinces d'or),
publicada originalmente nas páginas do suplemento Le Soir Jeunesse,
entre 17 de outubro de 1940 e 18 de outubro de 1941, durante a ocupação da
Bélgica pelos nazistas, na Segunda Guerra Mundial.
O nome do personagem é um trocadilho com o peixe Hadoque, e foi inspirado no filme Le Capitaine Craddock, de 1931, dirigido por Hanns Schwarz e Max de Vaucorbeil.
Descendente do Cavaleiro de Haddock, o Capitão é conhecido pelo seu temperamento terrível, por seu amor pelo uísque Loch Lomond e pelo seu extenso vocabulário, quando se trata de xingamentos.
No álbum O Tesouro de Rackham, o Terrível, Haddock torna-se proprietário do castelo de Moulinsart (cujo visual foi parcialmente copiado do castelo de Cheverny, na França), local que será cenário de diversas histórias de Tintim e Haddock.
O escritor Albert Algoud escreveu em 1991, o livro Le Haddock Illustré - L'Intégrale des Jurons du Capitaine Haddock, no qual reúne todos os xingamentos (por volta de 192 vocábulos) do personagem num dicionário que explica o significado de cada termo. A edição foi relançada pela Casterman, em 2004.
Haddock participou de 16 das 24 aventuras de Tintim.