O Menino do Kampung indicado entre as principais graphic novels para crianças
A
Booklist, a revista da Associação Norte-Americana de Bibliotecas
divulgou uma lista com as dez principais graphic novels recomendadas
para crianças. Entre elas, a única já publicada no Brasil é O
Menino do Kampung (Conrad Editora), do cartunista malaio
Lat, que figura na lista ao lado de American
Born Chinese, indicado ao National Book Awards.
Anos 1950, interior da Malásia. Entre seringais e uma imensa área de mineração de estanho, um kampung - típico vilarejo local. Algumas poucas casas suspensas de madeira, uma mesquita, um tímido comércio, apenas uma rua e quase nenhum carro. Está armado o cenário para a história dos primeiros anos de vida de Mat Som, o mais famoso personagem do cartunista malaio Lat.
De inspiração claramente autobiográfica, O Menino do Kampung é um retorno a uma época que parece perdida: a rotina pacata do campo, as velhas tradições passadas de pai para filho, os banhos de rio, as pescarias, os estudos do Alcorão, o universo dos meninos e suas brincadeiras.
Uma simplicidade que, segundo o próprio autor, se enraíza profundamente: "Quando você fica seis, sete, ou até dez anos na cidade, de repente começa a se lembrar do lugar de onde veio. Comigo aconteceu enquanto visitava os Estados Unidos. Eu estava na cidade grande, era jovem, muito jovem, e percebi que não me lembrava de Kuala Lumpur (capital da Malásia), e sim do lugar onde nasci, um lugar muito pequeno. Então decidi que quando voltasse faria um livro sobre o vilarejo. Eu sentia muita saudade de lá".
As outras obras indicadas são Bumperboy and the Loud, Loud Mountain; Castle Waiting; Girl Stories; Kristy's Great Idea; Missouri Boy; Oddly Normal Vol. 1; The Legend of Hon Kil Dong: The Robin Hood of Korea e To Dance: A Ballerina's Graphic Novel.