Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

O Menino do Kampung indicado entre as principais graphic novels para crianças

5 abril 2007

O Menino do KampungA
Booklist, a revista da Associação Norte-Americana de Bibliotecas
divulgou uma lista com as dez principais graphic novels recomendadas
para crianças. Entre elas, a única já publicada no Brasil é O
Menino do Kampung
(Conrad Editora), do cartunista malaio
Lat, que figura na lista ao lado de American
Born Chinese
, indicado ao National Book Awards.

Anos 1950, interior da Malásia. Entre seringais e uma imensa área de mineração de estanho, um kampung - típico vilarejo local. Algumas poucas casas suspensas de madeira, uma mesquita, um tímido comércio, apenas uma rua e quase nenhum carro. Está armado o cenário para a história dos primeiros anos de vida de Mat Som, o mais famoso personagem do cartunista malaio Lat.

De inspiração claramente autobiográfica, O Menino do Kampung é um retorno a uma época que parece perdida: a rotina pacata do campo, as velhas tradições passadas de pai para filho, os banhos de rio, as pescarias, os estudos do Alcorão, o universo dos meninos e suas brincadeiras.

Uma simplicidade que, segundo o próprio autor, se enraíza profundamente: "Quando você fica seis, sete, ou até dez anos na cidade, de repente começa a se lembrar do lugar de onde veio. Comigo aconteceu enquanto visitava os Estados Unidos. Eu estava na cidade grande, era jovem, muito jovem, e percebi que não me lembrava de Kuala Lumpur (capital da Malásia), e sim do lugar onde nasci, um lugar muito pequeno. Então decidi que quando voltasse faria um livro sobre o vilarejo. Eu sentia muita saudade de lá".

As outras obras indicadas são Bumperboy and the Loud, Loud Mountain; Castle Waiting; Girl Stories; Kristy's Great Idea; Missouri Boy; Oddly Normal Vol. 1; The Legend of Hon Kil Dong: The Robin Hood of Korea e To Dance: A Ballerina's Graphic Novel.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA