Obra analisa as novas tendências dos fanzines
A
mutação radical dos fanzines (formato 12 x 18cm, 72 páginas, R$ 10,00)
é um dos últimos lançamentos da Marca
de Fantasia.
Fonte de investigação inesgotável, o fanzine como fenômeno editorial tem rendido nos últimos anos cada vez mais interesse nos meios acadêmicos. Professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades de todo o país têm se debruçado sobre essas pequenas publicações, produzindo artigos, monografias e dissertações sobre vários aspectos de sua edição.
O leitor acompanha a fantástica revolução dos meios de comunicação com o advento da internet e outras mídias eletrônicas. O fenômeno fanzine ampliou-se e ultrapassou os limites do papel impresso. Agora encontramos zines em vídeo, em CD-Rom, na rede de computadores por meio de revistas eletrônicas e grupos de discussão e até na já obsoleta fita cassete.
Todas essas novas formas de arquivar e transmitir informações não ficariam muito tempo longe da inquietude dos editores de fanzine. As vantagens dos meios eletrônicos sobre o papel são muitas e alguns editores de fanzine se entregaram incondicionalmente a sua sedução. Contudo, o meio impresso também apresenta vantagens inalienáveis, como sua mobilidade, e permanece como um forte veículo para boa parte dos editores.
Essas mudanças e os rumos que tem tomado o fanzine carecem de um estudo mais sistemático, mas há que se considerar que os meios eletrônicos apenas começam a ser descobertos e que existe uma perspectiva ilimitada para seu desenvolvimento. Este, portanto, é um trabalho de investigação inicial, que pretende fazer um registro das novas tendências já observadas no fanzine e uma análise de suas resoluções.
Em tempo: o Universo HQ é citado na obra como site de referência no gênero. Agradecemos aos responsáveis das ótimas iniciativas da Marca de Fantasia!