Opera Graphica lança A Saga dos Super-Heróis Brasileiros
A
Opera Graphica
lança este mês o livro A Saga dos Super-Heróis Brasileiros (formato
21 x 28 cm, 112 páginas, R$ 28,90).
Apesar dos super-heróis serem considerados por muitos como um subproduto literário americano, encontram a admiração de milhões de fãs ao redor do mundo, e em particular, dos brasileiros.
Desde as primeiras publicações em terra brasilis, os autores sofreram com a resistência dos incrédulos ao tentarem adaptar tal temática à realidade brasileira.
Mesmo assim, muitas obras se destacaram das demais por apresentarem textos bem construídos e inteligentes, ou ainda, pela qualidade da arte. Verdadeiros produtos que, por um determinado período de tempo, geraram receita e cativaram um público leitor e mais, propiciaram aos seus autores a chance de "darem seu recado".
Escrito pelo editor e roteirista Roberto Guedes (o mesmo autor de Quando Surgem os Super-Heróis), o livro narra a trajetória das grandes e pequenas editoras, dos selos independentes e dos fanzines, trazendo depoimentos de vários profissionais do meio e, claro, relata particularidades de uma infinidade de personagens, como Garra Cinzenta, Velta, Judoka, Raio Negro, Capitão 7, Meteoro, entre outros.
Ao terminar o livro, o leitor chegará à conclusão que, independente dos estilos e temas, qualquer um que tente viver de quadrinhos no Brasil é um genuíno "super-herói brasileiro".