Opera Graphica lança Ronin em edição limitada com capa dura
O
roteirista e artista de quadrinhos Frank Miller vive uma fase muito especial
de sua fabulosa carreira: recentemente, foi lançado o filme Batman
Begins, baseado em Batman Ano Um, uma das histórias de Miller
sobre o Cavaleiro das Trevas; e agora, o sucesso de Sin City, filmagem
da obra em quadrinhos homônima, realizada pelo cineasta Robert Rodriguez.
Aproveitando este momento, a Opera Graphica relança, em edição limitada, o álbum Ronin (formato 18,5 x 27,5 cm, 288 páginas em cores, capa dura, R$ 59,00).
Reza a lenda que Frank Miller, certa vez, ganhou de um amigo uma antologia de O Lobo Solitário, em japonês, que ele passou a folhear até gastar suas centenas de páginas - depois de digerir as imagens daquela violenta história de samurai, de investigar e de refletir sobre o universo dos guerreiros do País do Sol Nascente, criou uma obra experimental e revolucionária, em que ousou narrar em uma nova linguagem gráfica - nascia, então, Ronin, que foi lançado precisamente em julho de 1983, nos EUA, pela DC Comics, em formato de minissérie, em seis partes.
Ronin é pioneiro por ter sido o primeiro romance gráfico a ser visto como um projeto de ponta pela editora, e também por conter a mítica cultural e os costumes japoneses, ao mesmo tempo em que apresenta um manifesto contra o corporativismo empresarial nipônico, que começava a ameaçar a América dos anos 80.
A obra se difere dentro da carreira de Miller, devido às influências do mangá, então elevadas às últimas conseqüências. Alguns desavisados podem até confundir Ronin com a linha atual do quadrinho europeu.
O personagem Ronin é um samurai sem mestre, que reencarna em um deficiente físico, numa Nova York futurista e degradada, mergulhada em decadência; a história se desenrola enquanto a reencarnação de Ronin, com o corpo reconstituído graças à tecnologia cibernética, vaga pela cidade, enfrentando gangues do submundo, e ainda tem de lutar contra o terrível Agat, um poderoso demônio que o persegue desde um passado remoto.
Trama de ficção científica, Ronin é o que se pode chamar de "a primeira grande obra de autor" de uma nova geração de criadores - aqui, Frank Miller cuidou do roteiro, do desenho e da arte-final. Apenas o colorido da história foi aplicado por Lynn Varley, sua esposa, que desde então passou a cuidar das colorizações do artista.
Mesmo tendo sido criada há mais de 20 anos, esta obra de Miller ainda hoje é considerada de vanguarda, por dosar elementos de ficção cientifica, histórias de crime, cyberdrama e, principalmente, narrativa inspirada pela estética do mangá.
O produto pode ser encontrado na Comix Book Shop (Alameda Jaú, 1998 - São Paulo/SP - Telefone 0XX11-3088-9116 e 3083-2142).