Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Orquídea Negra em edição de luxo

14 setembro 2005

Orquídea NegraEm
1987, os editores Karen Berger e Dick Giordano receberam em um hotel em
Londres dois jovens artistas ingleses, o escritor Neil Gaiman e o desenhista
Dave McKean, que apresentaram a minissérie Orquídea Negra.
Ao aceitar a obra para publicação na América, Berger e Giordano estavam dando origem a uma autêntica renovação nos quadrinhos, a chamada "invasão britânica", um grupo de novos artistas formados na Europa que provocou uma transformação radical no mercado editorial dos comics.

Assim como Alan Moore - outro expoente da "invasão britânica", Neil Gaiman foi formado no sólido jornalismo cultural inglês, tendo trabalhado na revista 2000 AD. Com Dave McKean, Gaiman havia realizado Violent Cases, uma graphic novel de visual inovador, criada para um público que habitualmente não lia quadrinhos, mas que apreciava arte.

Orquídea Negra, a personagem, era pouco conhecida. Depois de acolhê-la para a produção da minissérie, Gaiman e McKean a reformularam e fizeram uma história com fórmula narrativa e visual que não seguia preceitos normalmente utilizados em HQs de super-heróis, de combates homéricos e supervilões.

E a obra foi um grande sucesso, com a arte de McKean e as sentenças poéticas de Gaiman aliadas a seus afiados diálogos. A trama mostra como a heroína floral parte para a selva amazônica, e os capangas de Lex Luthor fecham um cerco sobre ela. Há também, na saga, participações especiais de Batman e do Monstro do Pântano, entre outros personagens da DC Comics.

Orquídea Negra (formato 17 x 26 cm, 152 páginas em cores, R$ 49,00) agora é republicada numa edição de luxo no Brasil, com direito a capa dura, pela Opera Graphica, e com distribuição e vendas na Comix Book Shop (Alameda Jaú, 1998, São Paulo/SP - telefone 0XX11-3088-9116).

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA