Os Guerreiros das Dunas: álbum com HQ nacional
Foi
lançado recentemente, na cidade de Natal, o álbum Os Guerreiros das
Dunas(formato 21 x 28cm, 72 páginas, preto-e-branco, R$ 15,00).
O trabalho surgiu numa parceria entre Emanoel Amaral (criador/roteirista) e Watson Portela (arte). A pesquisa e os desenhos foram financiados pela Lei de Cultura Estadual.
O álbum foi finalizado com 13 páginas feitas por Gilvan Lira (desenhos) e Márcio Coelho (arte-final), devido a problemas que impediram Watson de concluir o projeto.
Os Guerreiros das Dunas é uma ficção histórica, narrando em quadrinhos os costumes sócio-culturais e a luta de resistência dos índios potiguaras do Rio Grande do Norte face ao invasor português.
A
proposta do trabalho é contribuir para o resgate da memória histórica
e cultural do povo potiguar através do imaginário, do simbólico e do ético
político.
Esse primeiro volume tem 74 páginas e conta o primeiro episódio, de um total de quatro, da saga potiguara.
E os autores explicam o motivo de terem escolhido a arte seqüencial para o projeto, que, "com todo o seu potencial de beleza plástica e força narrativa didática, é o veículo ideal para desmistificar a imagem preconceituosa que muitos setores da sociedade brasileira ainda têm dos indígenas".
O tema da obra gira em torno da liberdade dos potiguaras. Logo nas primeiras páginas o leitor conhece os índios vivendo de forma natural e alegre, pescando, brincando, aprendendo ensinamentos com os mais velhos.
Os portugueses são apresentados como seus inimigos, são os carcereiros dos espíritos dos índios. Fingem civiliza-los, tirando-os das garras do obscurantismo e do "paganismo demoníaco". Na realidade subjugam os índios escravizando-os, destruindo totalmente sua cultura e sua religião.
Essa é a premissa da obra que, vale citar, não é um trabalho didático.
No site oficial, é possível conferir diversos dados, como o método utilizado para a pesquisa e criação da história, detalhes sobre os autores, imagens diversas, a concepção dos personagens, comunidade no Orkut e mais.
Não deixe de visitar, clicando aqui.
Os e-mails para contato são emaral@terra.com.br
(Emanoel Amaral) , liragilvan@yahoo.com.br
(Gilvan Lira) e mjmonteiro@rn.gov.br
(Marcio Coelho).