Os melhores trabalhos de Bira Dantas estão no Birazine
Que
melhor propaganda de seu talento um artista pode fazer do que mostrar
seus trabalhos? Mas como andar para cima e para baixo com um imenso portfólio
sob o braço não é nada cômodo, o cartunista Bira Dantas teve a sacada
de fazer uma revista com suas obras favoritas.
O Birazine (formato 21 x 14 cm, 32 páginas coloridas, R$ 5,00) foi produzido pelo autor para ser distribuído no 7º World Comics Conference, na cidade de Buncheon, na Coréia do Sul. O evento foi criado no Japão em 1997 e acontece cada ano em um país.
Bira foi como representante latino-americano e, além de delegado, participou de uma palestra sobre a HQ na China, Japão, Coréia do Sul e Brasil, além do futuro da arte seqüencial no mundo.
O
autor reuniu vários de seus trabalhos preferidos (caricaturas, cartuns,
charges, quadrinhos e ilustrações) na revista, que teve uma tiragem de
três mil exemplares, com patrocínio das empresas Sinergia, Graphos
Editoração e Savage Criação.
Ao longo de sua carreira, Bira Dantas desenhou Os Trapalhões (Bloch), de 1980 a 1982, foi intercalador de desenho animado no Estúdio Briquet (Bond Boca), colaborou em revistas como Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, Bundas, Em Ação (Caterpillar), EATON, IBM, 3M, Rockwell Fumagalli e jornais como Retrato do Brasil, Folha da Tarde, Diário do Povo (Campinas), Pasquim21 e vários periódicos sindicais. Além disso, ilustrou livros para a Editora Atual e Ática.
Atualmente, Bira é professor de charge, cartum e caricatura na Escola de Arte Pandora, em Campinas, e colabora semanalmente com diversos jornais sindicais.
Para saber como adquirir o Birazine, escreva um e-mail para o autor ou visite um de seus vários sites.