Ovelha Negra - A Revista que o Brasil Não Leu revive antiga revista mineira
Entre 1954 e 1969, circulou em Belo Horizonte a revista Ovelha Negra, que marcou época na capital mineira. Ela trazia quadrinhos e matérias humorísticas que satirizavam os mais variados temas e setores da sociedade, mas sofreu com o regime militar e a circulação ficou prejudicada até encerrar suas atividades, em 1970.
Agora, 40 anos depois, Daniel Werneck e Ricardo Tokumoto lançarão Ovelha Negra - A revista que o Brasil não leu, para dar aos leitores atuais a oportunidade de conhecer a publicação. O livro apresenta narrativa fragmentada, misturando quadrinhos, ilustrações e textos para contar uma história complexa e interessante com seus mais de dez personagens.
É uma grande homenagem a toda uma geração de quadrinhistas que revolucionaram a maneira de fazer e pensar quadrinhos, nadando contra a corrente do mercado editorial para publicar obras cheias de personalidade, opinião e humor.
O livro está sendo publicado pelos próprios autores. Daniel Werneck é doutor em artes e professor da Escola de Belas Artes da UFMG, onde coordena o Núcleo de Pesquisas em Narrativas Gráficas. Ricardo Tokumoto é ilustrador formado em Artes Visuais.
O lançamento de Ovelha Negra - A revista que o Brasil não leu acontecerá na edição deste ano do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ), dia 11 de novembro, às 17h30min.
Depois do lançamento no FIQ, o livro só poderá ser adquirido diretamente com os autores. Para entrar em contato com Daniel Werneck, envie um e-mail para dwerneck.ufmg@gmail.com.