Palestina - Na faixa de Gaza, da Conrad, chegando às livrarias
Está chegando às livrarias, gibiterias e bancas especializadas do País o álbum Palestina - Na faixa de Gaza (formato 18 x 27 cm, 160 páginas em preto-e-branco, R$ 33,00), terceiro trabalho de Joe Sacco que a Conrad Editora lança no Brasil.
A obra é uma seqüência de Palestina - Uma nação ocupada, e segue a mesma bem-sucedida receita criada por Sacco, de fazer jornalismo em quadrinhos.
A história traz o relato da viagem do autor ao Oriente Médio, entre 1991 e 1992. Na época, ele ficou dois meses coletando histórias nas ruas, nos hospitais, nas escolas e nas casas de refugiados, em mais de 100 entrevistas com palestinos e judeus.
Na região da Faixa de Gaza, ele ficou pouco mais de uma semana, mas o tempo diminuto não o impediu de realizar, novamente, um excelente trabalho, mostrando, em quadrinhos, coisas que o jornalismo televisivo parecia "não enxergar".
Palestina - Na faixa de Gaza traz ainda um prefácio do renomado autor, crítico e historiador Edward Said, uma das maiores autoridades no conflito do Oriente Médio.
Joe Sacco - Nascido em 1962 em Malta, passou a infância na Austrália e ainda jovem se mudou para os Estados Unidos, onde se formou jornalista pela Universidade do Oregon.
Quando criança, desenhava quadrinhos com a irmã. Seu primeiro trabalho publicado foi a revista de humor Portland Permanent Press. Mais tarde, editou, para a Fantagraphics, a antologia Centrifugal Bubble Puppy e publicou a revista Yahoo.
Palestina foi seu primeiro projeto longo na linha de "jornalismo em quadrinhos", que mantém até hoje. Em seguida, publicou na revista Zero Zero a história Natal com Karadzic (que está na coletânea Comic Book: o Novo Quadrinho Norte-Americano, também da Conrad) e, pela editora Drawn & Quarterly, o livro Soba, ambos baseados em sua viagem à Bósnia, entre 1995 e 1996.
Seu terceiro trabalho sobre esse tema, Área de Segurança - Gorazde, também publicado pela Conrad, foi eleita a melhor HQ de 2000 pela revista Time e, por aqui, faturou o troféu HQ Mix de melhor graphic novel estrangeira de 2001.