Palmas para o Esquilo, da Mambembe Livros, em pré-venda
Palmas para o Esquilo (60 páginas, R$ 70,00), dos portugueses David Soares (roteiro) e Pedro Serpa (arte), é um lançamento da Mambembe Livros e está em pré-venda no site da editora.
A obra trata sobre a distância entre a imaginação e a loucura, e como a primeira pode se tornar a segunda. Ambientado em uma instituição para doentes mentais, a HQ recusa os lugares comuns do gênero, apresentando os loucos e seus cuidadores a partir de um prisma positivo, abordando a loucura como uma alegoria da condição humana.
David faz questão de deixar claro: “O hospital psiquiátrico de Palmas Para o Esquilo é isso mesmo: um hospital. Os pacientes estão lá para serem curados, para serem apoiados. Não me interessou imaginar um asilo no molde em que os asilos costumam surgir em muitas ficções contemporâneas, com os loucos a serem escarnecidos ou até brutalizados, adstringidos por camisas de força, esse tipo de referências”.
O asilo é um mundo, mas a loucura é uma anti-linguagem, porque não permite a comunicação. Isolados dentro das suas próprias mentes, os personagens desta história contam com apenas com a imaginação para libertar a alma.