Panini lança Aprendendo a desenhar com os maiores mestres internacionais
Os
leitores da Wizard, agora Wizmania, que sempre escreviam
para a revista pedindo a publicação das aulas de desenho têm uma boa razão
para comemorar: a Panini
Comics lançou a edição Aprendendo a desenhar com os maiores mestres
internacionais (formato americano, 256 páginas, R$ 35,90).
O álbum foi lançado nos Estados Unidos pela Wizard, mas aqui chegou às bancas sem nenhuma menção à revista americana. Em virtude da mudança de nome da publicação no Brasil, esperava-se que ao menos Wizmania estivesse na capa. Especialmente porque o final de todas as matérias é "assinado" com o seu tradicional logotipo - um "W" dentro de um balão de quadrinhos.
A edição, evidente, foca sua atenção no estilo norte-americano de desenho, mas, mesmo assim, traz dicas valiosíssimas. E os "professores" são de primeiro time:Joe Kubert, George Pérez, Adam Hughes, Jim Lee, Michael Turner, Phil Jimenez, Norm Breyfogle, Greg Land, Terry Moore, Kevin Maguire, Eduardo Risso, Greg Horn, Walt Simonson e outros.
São sete capítulos: As Ferramentas do Ofício, Desenho Básico, Anatomia, Figuras em Ação, Crie seu Mundo, Narrativa e Técnicas Avançadas. Ou seja, as "aulas" vão do básico até a construção de detalhes.
Há ainda dicas de colorização, um exemplo de roteiro escrito por Brian Michael Bendis, um texto sobre como entrar no mercado e muito mais. A introdução do livro é assinada por Joe Quesada, o editor-chefe da Marvel.
Aprendendo a desenhar com os maiores mestres internacionais apresenta alguns errinhos, como palavras escritas em inglês (especialmente Figure), mas nada que comprometa o entendimento da "aula" ou desmereça a obra, que, para quem almeja trabalhar para o mercado norte-americano de quadrinhos, com certeza será de grande valia.