Panini perderá os direitos de publicação da DC Comics na França?
Segundo o site Bede-News, a Panini Comics poderá perder os direitos de publicação dos títulos da DC Comics (e da Vertigo), na França.
O contrato entre a Panini Comics França e a DC Comics vencerá em 31 de dezembro, mas quem poderá ficar com os direitos é o grupo Média-Participations.
A Média-Participations é proprietária das editoras Dargaud, Dupuis, Le Lombard, Kana, da Belvision e da Izneo (site-aplicativo especializado na publicação de HQs digitais) e das publicações de Blake And Mortimer, Lucky Luke, Pilote e Spirou.
O grupo é a empresa mais forte no setor de quadrinhos na França e na Bélgica, sendo responsável pela publicação de 675 títulos em 2010, o que corresponde a 13,07% do mercado, segundo dados da ACBD (Association des Critiques e Journalistes de Bande Dessinée).
O site Bleeding Cool afirma que a Media Participations pretende publicar as revistas da DC Comics em 2012.
Vale lembrar que a Delcourt
(editora que publica na França a revista Criminal, do selo Icon,
da Marvel Comics)
anunciou
em fevereiro que lançará diversas séries policiais da Vertigo,
o que limita os títulos deste selo disponíveis a qualquer editora
que assine o contrato com a DC Comics.
Apesar disso, até o momento a notícia não foi confirmada por nenhuma das partes. Por enquanto, o assunto também não foi comentado nem mesmo pelas revistas franco-belgas especializadas em quadrinhos, ou pelos sites de prestígio do gênero.
O interesse pela publicação de HQs estadunidenses tem crescido no mercado franco-belga, com o aumento de títulos disponíveis e até o surgimento de novas editoras especializadas, como a Atlantic - criada recentemente e cujo catálogo incluirá revistas independentes como Morning Glory Academy, de Nick Spencer e Joe Eisma, e Time Bomb, de Jimmy Palmiotti, Justin Gray e Paul Gulacy.