Pato Donald pirateia CDs em HQ holandesa
Entre tantas profissões que o Pato Donald já exerceu em sua vida, a mais
nova parece ser a de "pirata virtual".
No gibi Donald Duck # 49, lançado nesta semana na Holanda, o pato ranzinza e seus três sobrinhos baixam músicas da internet e, por essa razão, viram alvo da ira do Tio Patinhas, dono de uma gravadora.
Huguinho, Zezinho e Luisinho afirmam ter feito o download de um álbum musical porque não tinham condições financeiras de pagar por ele naquele momento, mas que comprariam o CD quando estivessem com dinheiro.
Donald, por sua vez, resolve lucrar vendendo cópias de CDs com as músicas baixadas. É o que basta para o Tio Patinhas exigir do sobrinho o pagamento de uma vultosa multa, sob a ameaça de acioná-lo judicialmente.
A
imagem ao lado mostra o seguinte diálogo entre as partes envolvidas: "Mais
uma multa por pirataria! Dez mil euros, seu ladrão dissimulado!", diz
Tio Patinhas. "Piedade! Estou muito arrependido! Eu também comprei o CD
original!", defende-se Donald.
Como tem apenas duas páginas e é carregada de mensagens sobre direitos autorais, a história parece ser uma disfarçada orientação patrocinada pela Brein (a combativa entidade que atua contra a pirataria na Holanda), segundo especulam alguns sites daquele país.
Se isso for confirmado, poderá abrir um precedente nada recomendável nos quadrinhos Disney, seja na Holanda ou em outros países.