Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Paulo Caruso lança livro para homenagear os 450 anos de São Paulo

31 outubro 2003

São Paulo por Paulo Caruso - Um olhar bem-humorado sobre esta cidadeNo dia 25 de janeiro de 2004, a cidade de São Paulo completará 450 anos de existência. Mas Paulo Caruso resolveu não esperar para prestar sua homenagem. Ele está lançando, pela Editora MM Comunicação, o livro São Paulo por Paulo Caruso - Um olhar bem-humorado sobre esta cidade (formato 30 x 30 cm, 160 páginas coloridas, R$100,00). A obra tem patrocínio dos Correios e apoio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

A noite de autógrafos acontecerá no dia 24 de novembro, a partir das 19h30min, somente para convidados, na Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37). Após o evento, 20 ilustrações do livro ficarão expostas no local até o dia 9 de dezembro, com entrada franca.

Um dos principais nomes do cartum nacional, Caruso retrata pela primeira vez a cidade onde nasceu (no bairro da Liberdade) e vive até hoje (na Vila Madalena), seus mistérios e sua gente.

Sempre com muito bom humor, o livro traz desenhos e textos com a visão do autor sobre o cotidiano paulistano, caricaturando seus tipos e edifícios, retratando pontos turísticos, o modo de funcionamento da capital, do ponto de vista estético, geográfico e humano.

Para Caruso, se Nova York é a Big Apple, São Paulo pode ser considerada uma grande pizza. "Assim, escolhi a fatia limitada pelos rios Pinheiros e Tietê para pesquisar e fazer as ilustrações", explica.

Nesta área estão pontos notáveis da capital, como o Teatro Municipal, a rua 25 de Março, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, a estátua de Borba Gato, a Avenida Paulista, o prédio dos Correios, o aeroporto de Congonhas, o estádio do Pacaembu, a marginal Pinheiros, a Praça da República, o Parque do Ibirapuera, a Catedral da Sé e a Estação da Luz. "Do mesmo modo, aparecem o classicismo do Banco do Estado, o modernismo do Edifício Copan, o barroco Martinelli e a arquitetura exuberante e bizarra do Edifício Bretagne", completa.

Dos tipos característicos da cidade, estão representados o guarda de trânsito, o estudante, o "mauricinho", os meninos ricos da região dos Jardins, o camelô, além de várias outras tribos que formam a fauna urbana de São Paulo.

Personagens marcantes na história de São Paulo também integram a obra, como Adoniran Barbosa, no Bixiga; Caetano Veloso, na esquina das avenidas Ipiranga e São João; e o pintor Alfredo Volpi, no Cambuci.

Sem abdicar de seu estilo de traços rápidos e expressivos, Caruso cria neste livro um novo modo de representação do urbano, sem pretensão de hiper-realismo ou desenho técnico. De acordo com ele, "é alguma coisa entre o impressionismo e o perfeccionismo, o 'imperfeccionismo'".

São Paulo por Paulo Caruso - Um olhar bem-humorado sobre esta cidade é um passeio pela cidade rememorando a própria história afetiva e pessoal do cartunista.

Nem mesmo lugares ligados à sua infância foram esquecidos. Um exemplo é a casa onde viveu seu pai, de quem herdou o nome. "Ele recebeu o nome porque nasceu no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade", relembra Caruso. A Praça Julio Mesquita, onde o cartunista brincava quando criança, também foi retratada.

Detalhista, o autor incluiu no livro vistas panorâmicas de locais raramente oferecidos aos olhos dos moradores, como o Vale do Anhangabaú, o perfil da Avenida Faria Lima, o descampado do Jockey Clube e a vista da cobertura do Terraço Itália.

Segundo Caruso, para criar as ilustrações, ele vai aos locais munido com seu "laptop", um caderno no qual faz os primeiros esboços, a estrutura básica do que virá a ser a ilustração. Depois, ele e o filho Paulo Wilke Caruso fotografam o lugar para registrar o momento e os detalhes dos cenários e personagens ao redor. E a somatória dessas etapas pode ser conferida nas páginas do álbum, que marca a estréia da MM Comunicação no mercado literário.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA