Perfil de leitores de quadrinhos digitais no Facebook surpreende
Um levantamento feito no Facebook entre consumidores de quadrinhos digitais dos Estados Unidos que acessam a rede social resultou em dados interessantes e surpreendentes. O estudo não é científico, mas dá uma ideia de quem consume quadrinhos pela internet.
Entre 7.540 clientes de aplicações como Graphicly, comiXology e iVerse, que vendem quadrinhos no formato, 54,4% possuem curso superior, 81% são do sexo masculino, 41,4% são casados e possuem entre 24 e 41 anos, sendo a maioria na faixa de 34 aos 37 anos.
Ao contrário do que se esperava, o quadrinho digital está atraindo as pessoas de mais idade, e não jovens. Até mesmo comparando com o público de quadrinhos impressos é possível ver essa diferença.
De acordo com pesquisas, no formato tradicional o maior público tem entre 18 e 25 anos, 29,12% possuem curso superior e 63% são do sexo masculino.
Uma das explicações pode ser que o formato digital está atraindo antigos leitores que haviam parado de acompanhar quadrinhos, mas, com essa facilidade, estão voltando.
Enquanto isso, a comiXology informou que seu aplicativo para iPad é o que mais arrecadou na Apple Store pela sexta semana consecutiva. De acordo com David Steinberger, cofundador da comiXology, esse é um grande marco para o quadrinho como mídia. Ele afirma que a decisão de lançar as histórias simultaneamente para o mercado digital, uma estratégia liderada pela DC Comics, é um dos principais responsáveis por esse desempenho.
Entretanto, comparativamente, o mercado tradicional ainda é bem maior que o digital.