Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Phantom Jack deixa a Epic e será publicada na Image

18 novembro 2003

Capa de Phantom Jack #1, quando o projeto pertencia ao selo Epic, não publicadaA série Phantom Jack, de Mike Sangiacomo (colunista do site Newsarama), está fora da antologia da Epic programada para fevereiro.

"Com todo o respeito que a Marvel merece, eu não participei da Epic por quase um ano, para me tornar um quarto de uma antologia. A equipe de Phantom Jack se dedicou demais para ver a série transformada desta maneira. E, segundo o comunicado recente, a antologia só continuará, três meses depois, se as vendas forem satisfatórias. Não é assim que se publica quadrinhos, pelo menos não é assim que eu quero fazer," disse Sangiacomo.

"O primeiro arco de Phantom Jack foi escrito em cinco partes, o que significa que levaria um ano e três meses para contar a história", complementou.

Embora a Epic tenha mudado o seu acordo de publicação, de modo que nenhuma série cujos direitos pertencessem aos autores fosse publicada pelo selo, Sangiacomo explicou que ele ofereceu o projeto anteriormente a esta mudança.

"No início, qualquer personagem que não possuísse nenhuma conexão com o Universo Marvel, e fosse completamente original, era visto como propriedade de seu autor. Esta era a política quando nos inscrevemos. Mas, em algum momento, acho que depois de cinco meses escrevendo, quando já estava na terceira versão, a Marvel anunciou abruptamente que não publicariam projetos de propriedade dos autores", continuou Sangiacomo.

"Aparentemente, o conselho de diretores não gostou da idéia de projetos de propriedade dos autores. Então me pressionaram para que Phantom Jack, que na época se chamava Nowhere Man (Nota do UHQ: Existe um personagem na Image chamado Nowhere Men, razão pela qual Sangiacomo optou por modificar o nome), se tornasse um personagem da Marvel, ou não seria publicado. Uma vez que o acordo me oferecia, como autor, um bônus generoso pelos direitos de qualquer adaptação para filme ou TV, eu aceitei".

"Quando a Marvel mudou o acordo e anunciou a antologia, eu conversei com a Image sobre a possibilidade de eles publicarem o projeto, e como há um novo acordo, o trabalho, se publicado pela Image, seria de propriedade dos autores".

"Eu consegui de volta o contrato de Phantom Jack, primeiro conversando com Jemas: 'Você me pôs nisso, tem que me ajudar a sair'. Ele me colocou em contato com o novo Publisher, Dan Buckley, que foi ótimo. Ele estava se sentindo mal com toda a situação da Epic e ficou feliz em cooperar. Eu liguei para a Marvel no dia seguinte e devolvi os contratos sem problemas."

Jim Valentino, da Image, já conhecia o projeto, afinal, Sangiacomo, como colaborador do site Newsarama, estava fazendo um ótimo trabalho de divulgação da série.

Mas Valentino fez questão de frisar que ao aceitar a publicação de Phantom Jack, não estava reacendendo a rivalidade com a Marvel que existiu nos primeiros anos da Image.

"Não estamos ofendendo a Marvel. Joe Quesada é meu amigo e ele e a Marvel foram muito gentis conosco nos últimos anos. Estamos apenas acolhendo uma boa revista. A Image trabalha com títulos cujos direitos pertencem a seus criadores. É o que fazemos melhor. Me pareceu a coisa certa a fazer, disse Valentino.

Phantom Jack será lançada no começo de 2004, como uma série mensal, desde que venda bem. Sangiacomo também está bastante entusiasmado com a possibilidade de escrever o personagem sem nenhuma interferência editorial.

O primeiro número de Phantom Jack já está pronto, e todo o primeiro arco de histórias já está roteirizado. Sangiacomo disse ainda que apresentará outros projetos para a Image.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA