Preliminar indica queda nas vendas nos Estados Unidos
O
mercado norte-americano está vendendo menos quadrinhos este ano. A conclusão
vem da análise preliminar das vendas de abril, em comparação com o ano
passado.
As vendas de revistas do mercado regular caíram 2%, enquanto as graphic novels registraram um recuo de 7%.
O primeiro trimestre deste ano já tinha apontado uma tendência de queda nas vendas, com uma diminuição de 5% em relação a 2007.
Um dos motivos apontados é que, há um ano, havia mais títulos capazes de balançar o mercado, como a minissérie Capitão América - Morre um herói, o desfecho de Guerra Civil, ambas da Marvel, e Terceira Guerra Mundial (ainda inédita no Brasil), da DC.
Segundo as prévias, o maior sucesso do mês de abril foi a estréia da série Secret Invasion, que teria vendido em torno de 250 mil exemplares. Os números seguintes são menos animadores para o mercado: New Avengers # 40 ficou com 110 mil, enquanto a continuação de Torre Negra, Dark Tower - Long Road Home # 2, mal bateu os 103 mil. Apenas os três títulos ultrapassaram a marca simbólica de 100 mil.
Nas dez primeiras posições dos títulos regulares, nove são da Marvel. A única revista da concorrência é a Justice League of America # 14, com 85 mil exemplares vendidos.
Na categoria das graphic novels, a série sobre invasão alienígena
na Marvel também se destaca: o encadernado de Secret Invasion
- Infiltration foi o mais vendido, com pouco mais de 7 mil exemplares.
Em segundo lugar, vem a nova edição de A
Piada Mortal, que foi recolorida por Brian Bolland e gerou polêmica.
O destaque na lista de graphic novels é, como costuma acontecer, a presença da Dark Horse, que ocupa boas posições com títulos com BPRD e Buffy.