ProAC contempla 15 projetos de quadrinhos neste ano
No último mês de julho, a Secretaria de Estado da Cultura abriu inscrições para o edital de apoio a projetos de criação de história em quadrinhos. Hoje, dia 26 de outubro, foi publicado no Diário Oficial o resultado com a escolha dos projetos que serão contemplados pelo 19º ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) no Concurso de Apoio a Projetos de Criação e Publicação de Histórias em Quadrinhos no Estado de São Paulo.
Devido ao grande número de obras inscritas, a quantidade de projetos contemplados triplicou. Foram 15 neste ano, ao contrário dos cinco de 2012. Cada um deles ganhará um prêmio de R$ 40.000,00 para o material ser publicado. São eles:
- O Colhedor de Raios, de Marcelo Shun Izumi;
- Cidadão N, de Daniel Lopes;
- Pare!, de Elias Paulo Martins;
- La Dansarina, de Willians Martines Parra;
- Escrevendo com o lado direito do fígado, de Artur Fujita;
- Página Virada, de Luiz Carlos Fernandes;
- Acordes # 2, de Rogério Vilela;
- Olimpo Tropical, de André Diniz;
- Thanatos, de Rodrigo Costa Estravini Pereira;
- Segundo Tempo, de Alex Mir;
- Goiabada e Queijo Branco, de Bruno Hamzagic de Carvalho;
- Jockey, de André Aguiar;
- Ópera Jones, de Mauro Henrique Costa de Souza;
- Kalunga – Histórias de Resistência, de Marcel D'Salete;
- Selena, de Jinnie Anne Pak.
A comissão deste ano foi presidida por Antônio Luiz Zerbeto Rocha (da Secretaria de Cultura de São Paulo), com o quadrinhista Bira Dantas como vice-presidente. Fizeram parte, ainda, José Alberto Lovreto (o Jal, organizador do Troféu HQ Mix), Sidney Gusman (responsável pelo planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções e editor-chefe do Universo HQ) e Worney Almeida de Souza (organizador do Prêmio Angelo Agostini).