Programa traz a carreira do ilustrador José Luiz Benício
Poucos ilustradores brasileiros têm o talento e a experiência de José Luiz Benício. Desde criança, o gaúcho já demonstrava habilidade com lápis e pincéis. Nos anos 1950, ainda adolescente, começou a trabalhar como aprendiz de desenhista numa agência publicitária. Apesar de ter partido pouco depois para terras cariocas buscando seguir carreira como pianista, o desenho se revelou sua vocação definitiva.
O nome de Benício começou a se tornar conhecido quando o ilustrador passou a fazer capas de revistas e pocket books em que se destacavam os traços realistas e a mestria na representação de personagens femininos, sempre sensuais e impactantes.
Benício também criou centenas de cartazes para o cinema, em diversos filmes dos Trapalhões e em produções como Independência ou Morte (1972), A Super Fêmea (1973) e Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976).
O programa Retratos Brasileiros: Benício - O Mestre das Pin-ups apresenta a trajetória profissional do artista, contando com depoimentos do próprio Benício, do também ilustrador Walmir Amaral e do jornalista Heitor Pitombo.
A direção é dos irmãos Eduardo e João Calvet. Além das entrevistas, o especial traz imagens das ilustrações de Benício, desde seus primeiros rabiscos aos desenhos mais famosos.
O programa foi exibido no último domingo, 21 de fevereiro, no Canal Brasil, e será reprisado na sexta-feira, 26 de fevereiro, às 10h.