Quadrinhos nacionais perdem dois importantes pesquisadores
Neste mês de outubro, faleceram dois pesquisadores e teóricos do quadrinho nacional.
No dia 3, como noticiado pelo Blog dos Quadrinhos, faleceu Elydio dos Santos Neto. Ele era professor do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.
Ele foi autor dos livros Histórias em Quadrinhos & Educação - Formação e Prática Docente (Editora Metodista) e Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas (Editora Criativo), ambos organizados em parceria com Marta Regina Paulo da Silva, além de Os quadrinhos poético-filosóficos de Edgar Franco e Os quadrinhos poético-filosóficos de Gazy Andraus, ambos pela Marca de Fantasia.
E no dia 9, faleceu Antonio Luiz Cagnin. Ele foi professor da Escola de Comunicação e Artes da USP e autor do livro Os Quadrinhos, publicado pela Editora Ática.
Dentre seus principais interesses, estava a vida e a obra do pioneiro das HQs Angelo Agostini, sobre quem realizou uma exposição que passou por diversas cidades e tinha o projeto de escrever um livro sobre a vida desse autor, pouco conhecida.
Antonio Luiz Cagnin é um dos pesquisadores em destaque no livro Os Pioneiros no Estudo de Quadrinhos no Brasil, lançado neste ano pela Editora Criativo.