Quadrinho Retrato Falado em campanha para nova edição
Retrato Falado – Um quadrinho de briga! (110 páginas, R$ 40,00) ganha nova edição pela Mambembe Livros. O título está em pré-venda na plataforma colaborativa Catarse.
Em 1979, durante a abertura política que iria culminar com o fim da ditadura militar no Brasil, um grupo de cartunistas corajosos lançou a revista Contra-Ataque. Com três edições, a série teve um relativo sucesso, mas foi o seu primeiro número, trazendo a história Retrato Falado, de Lor, que ficou na memória.
Descrita por Álvaro de Moya e Moay Cirne como uma história em que a relação arte com política se apresenta de forma lúcida e madura, essa pérola dos quadrinhos nacionais traz um relato cru sobre os anos de chumbo. Relançado pela editora Nona Arte, em 2003, o álbum encontra-se fora de catálogo – até agora.
O autor - Lor, ou melhor, Luiz Oswaldo Rodrigues, tornou-se cartunista em 1973 e, desde então, publicou cerca de cinco mil desenhos na forma de charges, ilustrações e cartuns em diversos órgãos de imprensa. Foi premiado em salões internacionais de humor e recebeu o Troféu Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional, em 2006.