Quadrinhos de sacanagem ainda têm público garantido
Por Marcelo Naranjo
Mercadoria descartável e de qualidade duvidosa para alguns, diversão indispensável para outros. O fato é que, passadas tantas crises na publicação de histórias em quadrinhos nacionais, elas sempre estiveram, e vão continuar tendo seu espaço garantido nas bancas. São as HQs de sacanagem.
Hoje, a editora que tem o maior volume de publicações do gênero é a Xanadu. São diversos títulos, entre eles Pervers Jumbo, com histórias com temas variados, de apelo bastante popular. Podem ser encontradas desde HQs de ficção cientifica até histórias clássicas, com desenhos, por exemplo, de Rodolfo Zalla.
Já revistas como Hentai X, Hentai X Especial e Hentai X Jumbo aproveitam o boom do gênero mangá, com histórias e desenhos no estilo oriental, mas de tempero nacional, a maioria aventuras bem-humoradas.
Nessas publicações há sátiras de super-heróis, de personagens de mangás, de traição, carnaval, seres fantásticos, sonhos, enfim, dos mais variados assuntos. A maioria com tramas dispensáveis, servindo apenas de pretexto para páginas e paginas de ginástica sexual. Algumas com desenhos razoáveis, outras com traços de qualidade sofrível.
Mas, ao comprar uma destas revistas, o leitor pode dar sorte e topar com histórias como Escolha Maldita, publicada em Pervers Jumbo # 3, criada por Eduardo Schloesser, com traço e trama acima da média em relação às demais.
E uma coisa é inegável: de um modo ou de outro, essas publicações acabam sendo, muitas vezes, a única saída para artistas nacionais mostrarem seus trabalhos. Basta ver que, do primeiro time dos artistas nacionais, poucos foram os que nunca passaram por algumas destas revistas.
As publicações ditas mais "maduras", como as revistas Sexy e Playboy, volta e meia também investem no gênero.
Portanto, enquanto existirem adolescente com espinhas no rosto ou pessoas (de todas as idades) interessadas nessa "vontade que nunca se satisfaz", as revistas em quadrinhos de sacanagem terão seu lugar garantido, numa banca pertinho de você.
Para quem estiver interessado, é possível entrar em contato com a Editora Xanadu por e-mail.